Pizza da aipim (mandioca, macaxeira)

14/07/2018

receita sem glúten

Apesar de certamente existir, ainda não conheci ninguém que não gostasse de pizza. No entanto, algumas pessoas com intolerância ou alergia ao glúten devem sofre um pouco com a falta deste alimento super admirado.

A boa notícia é que esta é uma opção liberada para este público, alem de ser mais leve para aqueles que querem perder peso. É só não exagerar!

Segundo o site que pesquise esta resceita, a base desta pizza é de aipim, um alimento super rico em fibras, que ajuda o sistema imunológico por conter vitamina C, é rico em cálcio, ferro e fósforo, e além de tudo isso como se não bastasse tem função cicatrizante, diurética e ainda age como um antioxidante - retarda o envelhecimento!

Ingredientes:

  • Aipim cozido com sal, escorrido e amassado.
  • Molho de tomate
  • Queijo vegetal ou uma pasta de sua preferência
  • Azeite ou óleo para untar o prato ou o tabuleiro
  • Orégano, tomates, azeitonas (e o que mais você quiser usar na sua pizza).

Modo de preparo

Unte o prato ou tabuleiro com azeite ou óleo vegetal.

Coloque todo o aipim amassado no prato/tabuleiro e com os dedos espalhe bem por toda a superfície, a ideia é unir essa massa de aipim para que seja possível cortar os pedaços depois.

Passe o molho de tomate por cima, coloque o seu queijo  (no site, como a pessoa era vegana, usou o mandiokeijo, que é um queijo a base de macadâmia). Pode ser queijo muzzarela ou minas/ ricota/ cottage temperado (opções mais leves)

Complete com um toque de orégano e adicionando por cima os ingredientes que você mais gosta eu fiz a minha apenas com tomate, mas dá para colocar azeitona, palmito etc.

Para terminar você pode colocar no forno até que doure ou no microondas por aproximadamente 5 minutos.

Dicas importantes

Se você deixar esfriar um pouquinho será mais fácil tirar os pedaços inteiros da pizza.

Para uma pizza realmente incrível tire aquelas fibras mais grossas do aipim antes de amassar!

Baseado na receita retirada do site: https://jornadavegana.com/pizza-de-aipim-sem-gluten/