Iogurte Natural

13/07/2018

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral, semi desnatado ou desnatado.
  • 1 copo de iogurte natural

Dicas antes de começar

  1. Reserve um recipiente com o tamanho suficiente para armazenar todo o iogurte que você vai preparar e esterilize este recipiente com água quente para evitar contaminação;
  2. Se tiver algum leite orgânico vai ficar ainda mais gostoso;
  3. O leite e o iogurte podem ser integrais ( fica mais cremoso, mais denso e mais nutritivo) ou desnatado ( fica mais ralo e menos calórico).

Modo de preparo

  1. Ferva o 1 litro de leite por uns 3 minutos em fogo baixo
  2. Desligue o fogo e espere o leite ficar morno, cerca de 15 minutos (uns 40 graus). Gosto de medir a temperatura no dorso da mão. É a temperatura quente, mas bem suportável.
  3. Após o leite ficar morno, adicione o iogurte natural.
  4. Vá mexendo até dissolver por iogurte por completo;
  5. Em seguida despeje para o recipiente limpo e feche bem;
  6. Agora cubra o recipiente com um pano de prato e escolha um lugar para ele descansar por pelo menos 12 horas. Gosto de colocar dentro de uma panela grossa ou um vidro grosso, tampar e enrolar em um pano grosso e colocar dentro do forno desligado. (A idéia é manter a temperatura morna por muito tempo)
  7. Aguarde entre 8 a 12 horas e você terá 1 litro de iogurte caseiro. O tempo vai depender da temperatura ambiente. Após 8 horas, costuma ficar maio azedo e afeta o sabor.

DICAS FINAIS

Quando o seu iogurte ficar pronto, reserve em média um copo americano em outro recipiente e deixa na geladeira ou no freezer, ele vai servir para fazer seus próximos iogurtes e não precisar comprar o copinho de iogurte natural mais.

O iogurte natural pode ser utilizando em várias receitas, como na vitamina, no molho, na salada ou em um mousse, pães e etc.

Que tal combinar iogurte nos pratos ser ter precisar temer a balança? 

Inspirado na receita do site: https://eusou.fit/receita-de-iogurte-natural/